segunda-feira, 19 de maio de 2008

"Viva o Cinema" - Oliveira dixit

Manoel de Oliveira recebeu hoje finalmente (como o próprio referiu) a Palma de Ouro, numa homenagem prestada em Cannes pela carreira cinematográfica.
L
"Ao longo de um século eu cresci com o cinema e hoje eu sei que foi o cinema que me fez crescer. Viva o cinema!" - exclamou no Grand Théâtre Lumière, onde foi longamente aplaudido. Recebeu o prémio das mãos de Michel Piccoli, afirmando emocionado: "Esta foi a melhor forma de receber este prémio", sublinhando que não gostaria de ser distinguido em competição com os seus colegas realizadores.
L
Na cerimónia desta tarde foram exibidos o filme "Um dia na vida de Manoel de Oliveira", realizado pelo presidente do festival, Gilles Jacob, e a curta-metragem documental do Português "Douro faina fluvial".
L
Manoel de Oliveira foi presença em Cannes ao longo dos anos, onde estiveram nomeados para a Palma de Ouro: "Os Canibais" (1988), "O convento" (1995), "A carta" (1999), "Vou para casa" (2001) e "O Princípio da Incerteza" (2002). "Viagem ao Princípio do Mundo" (1997) foi distinguido com o prémio FRIPESCI e com o prémio do júri ecuménico, e "A carta" (1999), recebeu o prémio do júri na edição de 1999.

2 comentários:

Cpt Jack Sparrow disse...

Parabens ao "Ti Manel" que bem merece este premio. Pela longevidade, preserverança e dedicação ao cinena, mesmo talvez pouco reconhecido no seu proprio pqís Manoel de Oliveira merece.
Beijos para ti Pearl. Boa semana de trabalho.

Pearl disse...

Pelo contrário, Jack. Manoel de Oliceira é reconhecidíssimo em Portugal. O que não é sinónimo de que conheçam o trabalho dele. Ou que apreciem.
M. Oliveira "só" faz cinema. Não é pretensão dele educar o país.