domingo, 18 de maio de 2008

Estu(pi)dos no Mercado

A estatística é uma ciência que dispõe de processos apropriados para recolher, organizar, classificar, apresentar e interpretar conjuntos de dados, determinar as correlações e consequências para descrição e explicação de um acontecimento, e a previsão e organização de futuros comportamentos.
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Acaba por isso por ser uma ferramenta importante e um auxiliar de peso nas diversas ciências, embora se tenha popularizado como instrumento de referência em estudos de mercado ou de opinião. Mas enquanto recurso, deve ser usado com precaução, para não se cair na velha piada dos que lidam com a estatística: se duas pessoas tiverem dois frangos e uma não comer nenhum, terão comido um frango cada um.
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Vejamos um exemplo abordado no artigo de Pedro Ribeiro para o Público, sobre os Hábitos Culturais dos Portugueses:
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A Gfk, uma empresa multinacional de estudos de mercado divulgou um estudo sobre como a população portuguesa ocupa os seus tempos livres. Recorreu a uma amostra de 1036 pessoas e questionou que "actividades de entretenimento" tinham realizado nos 12 meses anteriores.
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Resultados do estudo:
- ver televisão: 96%
- ver DVD: 40%
- ouvir música em leitores de CD ou MP3: 39%
- ler livros: 35%
- navegar na Internet: 31%.
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Para Sandra Ramos, uma das autoras do estudo e account manager da GfK, comparando com dados internacionais, os números revelam que "os portugueses são mais sedentários do que as pessoas de outros países da Europa", possivelmente por uma questão cultural: "Valorizamos muito a casa, a família."
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Metodologia utilizada neste "estudo":
- Os entrevistadores da GfK começaram por pedir aos inquiridos que enumerassem as suas actividades de entretenimento livremente.
- Depois, liam uma lista pré-definida de actividades, indicando aos inquiridos que assinalassem as que tinham realizado.
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Resultados:
Consideremos o caso da resposta "ler livros"
- Apenas 2% a assinalaram como primeira resposta.
- 12% deram outra resposta inicial, mas mencionaram a leitura de forma espontânea, na primeira questão do inquérito.
- 19%, quando o entrevistador leu a lista de opções, mencionaram "ler livros".
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Paralelamente, a lista de opção (da 2ª questão) não incluía actividades como "passear" ou "praticar" desportos - ambas mencionadas espontaneamente por 7% dos inquiridos.
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Ou seja, o facto de actividades como ir ao cinema ou visitar museus não serem mencionadas, não significa que na amostra ninguém vá ao cinema ou ao museu. Significa apenas que os inquiridos não se lembraram de as nomear.

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