segunda-feira, 5 de maio de 2008

Made in China


A tocha olímpica reentrou em território Chinês, ontem dia 4 de Maio, depois de um périplo mundial.
L
Conhecidas que são as violações dos Direitos Humanos perpetadas pela China e intensificadas por causa dos Jogos Olímpicos (na tentativa de mostrar ao mundo uma Pequim "harmoniosa", limpa de "indesejáveis") ontem e hoje a Amnistia Internacional realizou várias acções de rua, convidando as populações a carimbarem quatro telas que continham as principais preocupações da Amnistia neste país: a aplicação da pena de morte, a detenção punitiva sem julgamento, a repressão dos defensores de Direitos Humanos e a censura injustificada da Internet.
L
As acções decorreram em Lisboa, S. Martinho do Porto, Matosinhos e Vila Nova de Famalicão. Nos locais pôde também subscrever-se um postal dirigido às autoridades chinesas apelando ao respeito pelos direitos e pela dignidade humana, valores intrínsecos ao espírito olímpico.

2 comentários:

goiaba disse...

Tudo o que se fizer não é suficiente para demonstrar a inquietação relativamente à insensibilidade do governo chinês, relativamente ao Tibete e não só. Os interesses económicos, a ganãncia de poder, a ostentação, o desejo e habilidade expansionista, a hipocrisia de " um país, dois sistemas", ... fazem-me MEDO e ASCO.

Também colaboro num blog com preocupações de cidadania :

www.marquesices.blogspot.com

Pearl disse...

Goiaba, obrigada pelo visita. Visitarei o seu blog também.