domingo, 23 de dezembro de 2007

É Natal

"Número de Idosos Abandonados nos Hospitais Aumenta na Quadra de Natal"

"O número de idosos que chegam aos hospitais e são abandonados pelas famílias aumenta nas férias e épocas festivas. Apesar de o Inverno levar mais doentes às urgências, o que é certo é que muitos, depois de serem internados, ficam para além do dia em que lhes é dada a alta.(...) No Hospital de São João, Porto, verifica-se que "na hora da alta, os familiares criam entraves, retardam e não querem receber os idosos em casa".

Jornal Público, Dezembro de 2003

"Abandonados à própria sorte"

«Em Portugal, mais de dez mil animais são abandonados anualmente. Os números são da Liga Portuguesa dos Direitos do Animal e reflectem uma realidade cada vez mais frequente na nossa sociedade. Os motivos para o abandono de animais são quase sempre os mesmos, desde factores económicos até à falta de consciencialização e sensibilização por parte dos donos. (...) “Após o Natal temos vindo a notar um maior abandono de animais porque, geralmente, as pessoas oferecem estes bichos como prendas e depois são abandonados”, referiu a responsável, Ana Estevão»

Jornal Margem Sul, Dezembro de 2007

2 comentários:

Lady disse...

Sinto-me muito feliz porque a minha avó vai passar o Natal cá em casa! Por isso para mim é inconcebível que hajam velhinhos abandonados quer nesta época natalícia quer no resto do ano! Juro que tenho muito medo de envelhecer e me acontecer isto!

Feliz Natal Su e que no próximo ano as nossas vidas se possam continuar a cruzar!

Cpt Jack Sparrow disse...

Quando estive internado em Junho passado, fiquei parvo quando soube de um senhor velhinho, que já tinha tido alta à mais de um mês e a filha não o ia buscar. Que maldade! Se não podem (ou não querem) dar atenção e cuidados àqueles que os puseram cá e os criaram, não faltam hoje em dia Instituições de carácter social que possam prestar esses cuidados aos idosos. Agora abandona-los? Maldade pura!!!