terça-feira, 29 de abril de 2008

A loja do Ourives

«(...)tens tu verdadeiramente aquela coragem e aquela confiança de que me falas? Quantas vezes adivinhei lágrimas no teu rosto, embora estivessem enxutos os teus olhos! Crês partir decididamente à procura da felicidade, mas esta procura não será expressão de angústia ou, em todo o caso de prudência?»
L
O texto é um trecho de uma carta de Andrj a Teresa in "A Loja do Ourives" , uma peça de Andrzej Jawién, pseudónimo de Lolus no tratamento familiar, Karol Wojtyla pelo baptismo e João Paulo II na lista dos Papas - um apaixonado (também) pelo teatro e pela escrita.

A "Loja do Ourives" foi editado em 1960 e esgotou em 22 línguas, sendo que em 1988 Michael Andersen realizou o filme homónimo.

Uma história que começa na cidade de Cracóvia em 1939, onde um misterioso e velho joalheiro observa, através da janela da sua loja, um grupo de estudantes e o Padre Adam, que nesse momento empreendem uma excursão às montanhas. Gente que ele conhece bem. Especialmente os protagonistas desta viagem, os jovens Andrej, Teresa, Stefan e Anna, cujos caminhos se cruzarão ao longo da vida. Com casamentos e nascimentos, dúvidas e certezas, encontros e desencontros. Enfim, com a vida a palpitar nos seus corações e, como afirma uma das personagens desta história, com a certeza de que "o futuro depende do amor!"

Em Portugal foi editado pela "Rei dos Livros". Um homem extraordinário, Karol Wojtyla.

Sem comentários: