sábado, 7 de julho de 2007

07/07/07: Licence to Celebrate III

O Live Earth traduz-se num conjunto de concertos que decorrerão hoje e de forma ininterrupta durante 24 horas, reunindo mais de 100 artistas em diferentes países, pretendendo «dar início ao processo de comunicação que irá levar pessoas em todo mundo a agir».
O Live Earth ou SOS Terra, começou às 00h na Austrália. Lisboa associa-se a este movimento global, com o espectáculo a iniciar-se às 17h no Pavilhão Atlântico, contando com a presença de 17 artistas nacionais.
Live Earth segue o modelo do Live Aid de 1985 (pretendeu angariar fundos para combater a fome em África) e o Live 8 de 2005 (visou pressionar políticos mundiais a eliminar as dívidas dos países pobres) - ambos organizados por Bob Geldof.
Al Gore, ex-vice-presidente dos EUA, e o grande derrotado das eleições presidenciais de 2000, o rosto do documentário "Uma Verdade Inconveniente" - que revela a visão apaixonada da cruzada de um homem para parar o progresso do aquecimento global. - e actualmente um dos mais renomados activistas do meio ambiente, é presidente da fundação promotora da campanha. Tem sido mencionado para o próximo Nobel da Paz e consta que pretende entrar na corrida presidencial de 2008.
Penso que em momento algum fez referência à urgência dos EUA, o maior poluidor mundial, subscrever, finalmente, o Protocolo de Kioto.

Sem comentários: