sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Levanta-te e Actua

Hoje é o Dia Mundial da Erradicação da Pobreza.
L
Pelo mundo, cerca de 900 milhões de pessoas não têm capacidade de resposta para as necessidades primárias de sobrevivência quotidiana, seis milhões de crianças morrem de fome e outros 161 milhões sofrem de subnutrição crónica.
L
Só no dia de hoje, morreram cerca de 50 mil pessoas vítimas de pobreza extrema. É assim todos os dias.
L
Em Portugal cerca de 20% da população vive a baixo dos limiares da pobreza.
L
Entre os compromissos assumidos pela ONU (e pelos 189 que a integram) para alcançar os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, foi considerado prioritário até 2015, o pleno emprego e o trabalho decente para todos (incluindo mulheres e jovens), e a redução para metade, da percentagem da população afectada pela fome, e daqueles cujo rendimento é inferior a um dólar por dia.
É por isso urgente, que governos e sociedade civil encarem as verdadeiras causas da pobreza, questionem o actual desequilíbrio na distribuição de riqueza e actuem para que os compromissos sejam de facto cumpridos.
L
"Stand Up and Speak Out" é uma inicitiva global, à qual se associa Portugal, que decorre hoje e no dia 19 de Outubro, e que apela para a mobilização dos cidadãos exigindo aos seus governos que se mobilizem para que a meta da ONU até 2015, seja uma realidade.

2 comentários:

peter_pina disse...

que estamos nós a fazer?
que estamos nós à espera?
a dormiR?

Lady disse...

Where are you?? :(