terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Menos cerimónia, o mesmo ouro

Domingo não haverá "Globos de Ouro".
Quer dizer, serão atribuídos à mesma mas a glam party será substituída por uma conferência de imprensa no não menos glamoroso hotel Beverly Hilton em Beverly Hills, anunciando os vencedores. Estes, poderão dirigir-se à comunicação social presente no local, agradecendo o prémio.
A decisão decorre da ameaça do sindicato dos argumentistas dos EUA (em greve desde Novembro), de colocar piquetes (de greve) à entrada do local da cerimónia, depois de ter entrado em conflito com o sindicato dos produtores.
Os Globos de Ouro são os prémios de cinema atribuídos pela imprensa estrangeira em Hollywood e acabam por funcionar como uma espécie de "termómetro" dos óscares.
O presidente da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, Jorge Câmara, afirmou, perante a alteração: “Estamos muito desapontados com o facto de a nossa cerimónia tradicional não se realizar este ano e que milhões de telespectadores por todo o mundo sejam privados de ver os seus artistas favoritos”.
Pois, com certeza. A preocupação com o público... ou não. Em 2007, a organização dos Globos de Ouro recebeu cerca de 6 milhões de dólares por direitos e compromissos relacionados com a transmissão da cerimónia.
Jeff Hermanson, do sindicato dos argumentistas, insiste que se a cerimónia for transmitida pela televisão, serão feitos protestos em frente ao hotel.
E até eu que sinto os fragmentos pilosos a eriçar sempre que oiço por cá a palavra, e não sou especial fã da indústria de cinema de Hollywood, dou por mim a apreciar. Uma greve bem jeitosa, esta. E é barata? Uma greve barata?! Não, senhores, esta é uma verdadeira greve. Algumas vidas, alguns sacrifícios. Afinal o argumento é made in Hollywood.
L
Conhecer os candidatos aos Globos de Ouro aqui

1 comentário:

Cpt Jack Sparrow disse...

Que é uma grande greve, é-a com certeza. Uma greve destas é quase comparável, ao cancelamento do Lisboa/Dakar. Um dia destes ainda vão dizer que o cancelamento dos Globos de Ouro é um atentado terrorista de índole sindical (ando a ver muitos filmes).
Quanto à lista de candidatos, ainda não vi nenhum dos filmes para poder opinar. Alguns nomes sonantes aparecem (Daniel Day-Lewis, seja bem vindo), mas vou esperar para ver.
Nas séries televisas, os meus votos seriam como seria de esperar para House e Hugh Laurie.
Bom post Pearl.