quarta-feira, 30 de janeiro de 2008
Sei...
segunda-feira, 28 de janeiro de 2008
Ao som de Tarantino
Nancy Sinatra, Bang Bang - Kill Bill
Neil Diamond, Girl, You'll Be a Woman Soon - Pulp Fiction
domingo, 27 de janeiro de 2008
Holocausto

Em Kivu, no Ruanda, em Darfur ou no Quénia, o extremínio em massa é a realidade. Hoje. 63 anos depois.
sexta-feira, 25 de janeiro de 2008
Sarrabulho
E ao jeito dos Malucos do Riso, imaginamos a operadora de olhos bem abertos a fazer a pose tresloucada após cada uma das respostas dos interlocutores, bombeiros de profissão.
Seria anedótico, não fosse a má sorte viver também eu neste país. "Estou lixada!"
quarta-feira, 23 de janeiro de 2008
Pierre Bourdieu
segunda-feira, 21 de janeiro de 2008
quinta-feira, 17 de janeiro de 2008
Lello & Irmãos


terça-feira, 15 de janeiro de 2008
Rosa Luxemburgo
A 15 de Janeiro de 1919, Rosa Luxemburgo foi presa e levada para interrogatório num hotel em Berlim. Mais tarde, nesse mesmo dia, os paramilitares alemães do Freikorps (exército voluntário formado com intuito de derrotar os comunistas e que mais tarde iriam apoiar os nazistas), meteram-na dentro de um carro e durante o percurso, foi baleada na cabeça.
Rosa Luxemburgo
Judia da Polónia
Vanguarda dos operários alemães
Morta por ordem
Dos opressores. Oprimidos
Enterrai vossas desavenças!»
segunda-feira, 14 de janeiro de 2008
Pequenos azuis

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008
CNO`s
«Como professora/formadora a trabalhar em Centro de Novas Oportunidades numa escola pública, posso afiançar que o facilitismo está presente nas nossas reuniões de validação. Não acrescentamos nenhuma aprendizagem ou ensinamento aos adultos que se pretendem certificar. Nunca lhes ministrei uma única aula...Ainda esta semana uma colega nossa, com base num trabalho escrito pelo adulto em processo (2 páginas A4 com uma reflexão sobre a aplicação das novas tecnologias) conseguiu validar 5 das 28 competências que o adulto precisa para ser certificado (ganhar?) o 12º anos, entre outras razões porque descreve que sabe mandar mails, usar o telemóvel e ler instruções do gravador de CDs...A mediadora /avaliadora achou correcto (eu e outras que ainda têm consciência nada pudemos obstar!) Será preciso dizer mais?»
quinta-feira, 10 de janeiro de 2008
Será por vontade de Deus?
Lembro até a experiência da professora de Química do 8º ano, que com um pouco de sumo de limão tornou, como que por magia, lilás o arroz onde descansava o crucífero. E depois, tinha um je ne sais quoi de democrático ora acompanhando, elegante, a posta de salmão grelhada ora, espraiando-se no malandro do arrozito.
L
terça-feira, 8 de janeiro de 2008
Tratado de fresco

Menos cerimónia, o mesmo ouro
Quer dizer, serão atribuídos à mesma mas a glam party será substituída por uma conferência de imprensa no não menos glamoroso hotel Beverly Hilton em Beverly Hills, anunciando os vencedores. Estes, poderão dirigir-se à comunicação social presente no local, agradecendo o prémio.
domingo, 6 de janeiro de 2008
sábado, 5 de janeiro de 2008
Estado da Alma
sexta-feira, 4 de janeiro de 2008
Ondas de Paixão
Breaking the Waves foi o meu primeiro encontro com Lars Von Trier. Era, à altura, pouco mais que uma adolescente e acreditava em relações puras.
Revi-o hoje e continua a não ser fácil o exercício de encontrar as palavras adequadas sobre a obra que poderia resultar de um manifesto da Razão Prática de Kant.
Direi: absolutamente inquietante, com a interpretação (de Emily Watson) mais intensa da história do cinema.
quarta-feira, 2 de janeiro de 2008
Fumo & Fogo
L
Correia de Campos, o Ministro da Saúde, havia dito a 1 de Março de 2007, aquando da aprovação da dita lei em Conselho de Ministros - numa altura em que o próprio afirmava desconhecer o processo de fiscalização do seu cumprimento - estar confiante nas «sanções sociais» exercidas pelos cidadãos, com intuito de fazer cumprir a legislação.
L
E não é que tinha razão? O Diário de Notícias fez manchete com a cigarrilha do Sr. Inspector, que interpelado por uma "cidadã", ataca sobre a lei que "não proíbe expressamente o tabaco nos casinos e nas salas de jogos", parecendo revelar um total desconhecimento da legislação que a entidade que dirige irá fiscalizar.
L
E porque haveria de conhecer? E conhecendo, porque haveria de cumprir?