Nasceu em Fuente Vaqueros a 5 de junho de 1898 e ingressou na faculdade de Direito de Granada, em 1914.
Cinco anos depois transfere-se para Madrid, onde fez amizade com artistas como Luis Buñuel e Salvador Dali.
Publica os seus primeiros poemas cujas temáticas versam sobre Andaluzia, a música ou o folclore regional.
Concluído o curso, vai para os Estados Unidos - período dos seus poemas surrealistas - manifestando o seu desprezo pelo modus vivendi americano, expresso em "Poeta em Nova York". Parte depois para Cuba.
Voltando à Espanha, cria um grupo de teatro - La Barraca.
Não oculta as suas ideias socialistas, que juntamente com a sua homossexualidade, fazem dele um dos alvos mais visados pelo conservadorismo espanhol.
Receoso, Lorca retorna a Granada, na esperança de encontrar um refúgio. Ali, porém, tem a sua prisão determinada por um deputado católico, sob o argumento de que ele seria "mais perigoso com a caneta do que outros com o revólver".
Num dia de agosto de 1936, sem julgamento, Lorca é executado com um tiro na nuca pelos nacionalistas e o seu corpo é atirado na Serra Nevada.
A caneta calou-se, mas a Poesia nascia para a eternidade.
Ao teatro deixou "Bodas de Sangue", "Yerma", "Quimera" e "A casa de Bernarda Alba".
terça-feira, 26 de dezembro de 2006
Federico Garcia Lorca - 70 anos depois do seu desaparecimento
James Brown
Faleceu James Joseph Brown Jr.
Reconhecido como uma das figuras mais influentes da música do século XX, foi compositor, produtor musical e o principal impulsionador da evolução do gospel e do rhythm and blues para o soul e o funk - género ao qual se lhe atribui a responsabilidade da criação.
Deixou o seu legado noutros géneros musicais, incluindo rock, jazz, reggae, disco, no hip-hop e na música de dança e eletrónica em geral.
Nas décadas de 1960 e 1970, Brown foi uma presença em assuntos políticos norte-americanos, especialmente no activismo a favor da comunidade negra e da população mais carenciada.
segunda-feira, 25 de dezembro de 2006
PARABÉNS, Manito!
quarta-feira, 13 de dezembro de 2006
Adiós Muchacho!

domingo, 10 de dezembro de 2006
400 anos de "chiaroscuro", by Rembrandt

Frank Sinatra - Fly me to the moon
Francis Albert Sinatra, "The Voice" ou "Blue Eyes", de ascendência Italiana, é um dos aniversariantes do mês.
Nascido a 12 de Dezembro de 1915, é conhecido pelo sucesso enquanto cantor, actor e pelas relações com o Sam Giancana, um dos chefes da Máfia.
Ao casar-se com Mia Farrow, a ex-mulher de Woody Allen, ouviu dela várias queixas sobre o antigo marido. Consta que Sinatra só lhe fez uma pergunta: "Queres que lhe mande partir as pernas?"
quinta-feira, 7 de dezembro de 2006
Apadrinhamento à Distância
Ajudar as crianças desfavorecidas vítimas da guerra, da pobreza, de abusos por parte dos adultos; Oferecer-lhes o sustento necessário e o acesso à educação, à aprendizagem de uma profissão; Fazer um esforço no sentido de integrar estas crianças nos seus países, foram o mote para a criação do Centro Cooperazione Sviluppo (CCS).
As actividades desta Insituição, têm por base princípios de solidariedade, fraternidade e cooperação, respeitando as especificidades culturais locais, sem distinção de género, etnia ou religião, e desenvolvem-se em Moçambique, Angola, Zâmbia e Nepal.
O apadrinhamento à distância, um dos programas postos em prática pelo CCS, é uma das suas principais formas quer de recolha, quer de aplicação de fundos. Este integra as crianças das comunidades que apoia no referido programa adquirindo assim recursos para prosseguir o acompanhamento a essas mesmas comunidades.
Os fundos são recolhidos nos Países Desenvolvidos e aplicados, através da execução de programas e projectos, nos Países em Vias de Desenvolvimento onde trabalham.
Sustento escolar = 13€ mensais
Sustento escolar e alimentar = 21€ mensais
Todo o trabalho desenvolvido pelo CCS, bem como as crianças apadrinhadas, poderão ser visitadas, experimentando umas férias diferentes e inesquecíveis.
Mais informações, ver Link