domingo, 21 de setembro de 2008

Happy Birthday Mr. Cohen

O Inquietude dedica mais um post a Leonard Cohen e este (como os outros) com motivo mais que justificado: Mr Cohen celebra hoje o 74º aniversário!
L
Apesar do sucesso musical só ter surgido após o reconhecido mérito literário, é sobretudo como músico que granjeia o maior número de fãs.
L
De "Suzanne", a primeira música que gravou em 1966, a "Dear Heather", o último álbum de 2004, foram vários os sucessos e os retiros para se dedicar à escrita e ao estudo do Budismo. Foi aliás, ordenado monge e obteve o nome Dharma de Jikan (o silencioso), em 1996.
L
Não renega, todavia, a religião Judaica ou descura a escrita, sendo o último livro de poemas publicado, "Book of Longing", de 2006.
L
«I know she is coming
I know she will look
And that is the longing
And this is the book.»
L
Nesse mesmo ano produz o primeiro trabalho de Anjani Thomas (por quem as fãs nutrem uma inexplicável antipatia), sua namorada e antiga vocalista da banda de apoio, do qual é também co-autor.
L
Em 2008, e após um afastamento de 15 anos dos palcos, Mr. Cohen vê-se, na sequência de um desfalque milionário da sua manager, obrigado a regressar numa digressão - que começou na Primavera no Canadá e que terminará, tudo indica, a 30 de Novembro em Manchester, no Reino Unido - onde prova estar mais jovial que nunca.
L
(Em nome dos fãs de Leonard Cohen, um agradecimento à ex-manager.)
L
Happy Birthday Mr. Cohen!

Sem comentários: